Consanguinidade

Em cada geração a partir de você, dobra a quantidade de antepassados diretos:

2ª geração: dois pais
3ª geração: quatro avós
4ª geração: oito bisavós
5ª geração: 16 trisavós

Lá pela décima geração, você poderia contar 1024 antepassados. Na vigésima, seriam 1.048.576, não fosse o fato de que sempre ocorrem casamentos consanguíneos, isto é, aqueles em que os cônjuges têm um antepassado em comum. Uniões consanguíneas ocorriam por razão religiosa, porque havia interesse em manter os bens dentro da família ou porque a população local era muito reduzida. De qualquer forma, essas uniões precisavam de autorização da Igreja – as dispensas de consanguinidade – para ocorrer.

O assento de casamento abaixo, de meus trisavós, apresenta um dos casos que já encontrei em minha árvore de costados – aquela que relaciona apenas os antepassados diretos.

juliomariarita
Casamento de Júlio de Araújo e Maria Rita – 22/06/1823 – Tabuaço, Viseu, Portugal

Aqui a transcrição:

Aos 22 dias do mês de junho de 1823, nesta igreja de Nossa Senhora da Assunção e colegiado de Barcos, na forma do Concílio e constituições e [] deste bispado, na minha presença e das testemunhas abaixo nomeadas, receberão de presente sacramento do matrimônio de presente Júlio de Araújo e Maria Rita, digo, Júlio de Araújo, filho de Manoel de Araújo e Luisa Motta, e Maria Rita, filha de José Antonio de Carvalho e Josefa Rosa, todos desta freguesia. Os contraentes foram dispensados no segundo grau de consanguinidade. Foram testemunhas presentes José da Motta e Antonio de Araújo, todos desta freguesia, e o padre sacristão Antonio Duarte, da freguesia de São João de Parada de [] e para constar fiz este termo dia, mês e ano ut supra. – O pároco Serafim Duarte dos Santos [assinaturas das testemunhas]

Mesmo com a consanguinidade, a quantidade de antepassados em nossa árvore é enorme e encontrá-los todos é um desafio e tanto. Se você não é membro da realeza, da nobreza ou de alguma família notável cuja genealogia familiar tenha sido alvo de estudos há séculos, pode ter certeza de que haverá muitas lacunas em sua árvore de costados.


José Araújo é linguista e genealogista amador.

1 comentário

  1. […] organizá-los em sequência lógica para dar conta de complicações como segundos casamentos, casamentos consanguíneos e filhos não […]

Os comentários estão encerrados.