Americanos

A comunidade de herança portuguesa nos Estados Unidos era estimada em mais de um milhão em 2015, o que correspondia então a 0,4% da população americana. Embora haja registro de presença portuguesa na América colonial já no século XVII, foi no século passado que a imigração cresceu de forma significativa. As comunidades estabeleceram-se especialmente no nordeste do país, em cidades como Nova Jersey, Nova York, Connecticut, Rhode Island e Massachusetts.

Em vista dessa longa tradição de imigração, é possível que muitos portugueses – e brasileiros de origem portuguesa – tenham parentes americanos que talvez desconheçam. Sendo traçada a árvore familiar e diante da suspeita de emigração para os Estados Unidos – pela existência de uma solicitação de passaporte em que se declare aquele país como destino, por exemplo -, é possível tentar obter o registro de chegada a Ellis Island, ilha na foz do Rio Hudson que foi, do século XIX até o início do século XX, a principal entrada de imigrantes nos Estados Unidos.

O sítio ondem podem-se obter os registros de chegada – entre 1892 e 1957 – é chamado The Statue of Liberty – Ellis Island Foundation. Esse sítio oferece um serviço de busca por registro de passageiro com diversos filtros, e é possível buscar informações de duas formas: com maior ou menor aplicação dos filtros. Apenas alerto que a maior aplicação de filtros, embora permita uma busca mais precisa, pode simplesmente não oferecer nenhum resultado, portanto é recomendável fazer várias tentativas.

Para uma busca com menor aplicação de filtros, basta preencher o nome (First Name or Initial) e sobrenome/apelido (Last Name) da pessoa cujo registro se quer localizar. Não recomendo o uso de caracteres estranhos à língua inglesa, tais como acentos, ~ e ç. Em seguida, deve-se habilitar, nos botões superiores, os filtros gerais que incluirão entre os resultados da busca registros que sejam idênticos ao nome digitado (Exact Matches) ou que dele se aproximem por similaridade (Close Matches).

search_1

Feitas as seleções necessárias, clica-se no botão localizado ao lado do nome (Results) para que a ferramenta inicie a busca. Os resultados são apresentados e podem organizados (Sorting options) em ordem ascendente ou descendente (Ascending/Descending) de nome, sobrenome ou data de chegada.  No exemplo apresentado, foram encontrados 160 registros idênticos e 162 similares ao nome digitado. Esses registros foram então filtrados por ordem ascendente de chegada (Arrival Date), como se vê abaixo.

result_1

Observe que a ferramenta apresenta os resultados ordenados por sobrenome e nome, ano de chegada, último local de residência informado pelo imigrante, nome do navio e, em seguida, exibe três ícones de acesso a informações documentais cuja visualização só é permitida após um cadastro gratuito no sítio: a lista de passageiros (Passenger Record), a imagem do navio (Ship Image) e o manifesto (Ship Manifest). Os documentos encontrados são exibidos gratuitamente, porém é necessário pagar para baixar uma cópia digital.

Para uma busca com maior aplicação de filtros, é necessário acionar a opção Wizard na página inicial da ferramenta. Logo abaixo dos botões é exibido o primeiro painel com filtros para sexo (Gender) e estado civil (Marital Status), se for conhecido (as opções são Single =  Solteiro, Married = Casado, Widowed = Viúvo, Divorced =  Divorciado). Se não for conhecida a condição do imigrante, melhor ignorar esse filtro. Em seguida, navega-se pela seta (>) para o próximo painel.

search_3

O formato dos filtros desta vez é o menu de barra deslizante. A opções são para Ano de Nascimento (Year of Birth), idade na chegada aos Estados Unidos (Age at Arrival), mês da chegada (Month of Arrival), idade atual (Current Age), ano da chegada (Year of Arrival) e dia da chegada (Day of Arrival). Se nenhum desses dados for conhecido, mesmo que de forma aproximada, recomendo passar ao painel seguinte.

search_4

No painel seguinte, clica-se na caixa para indicar o grupo étnico de interesse (Ethnicity) e seleciona-se português (Portuguese) entre as opções.

search_5

O tratamento dos resultados é feito da mesma forma apresentada anteriormente. Os resultados das buscas, em ambos os tipos de busca, podem ser armazenados para consulta posterior por meio da opção Save this search, localizada ao lado das Sorting options. Cada armazenamento deve receber um nome para consulta posterior.


José Araújo é linguista e genealogista amador.