Tabelas

Em texto anterior, expliquei, em linhas muito gerais, como buscar informações sobre um parente específico por meio da base de titulares de passaportes do CEPESE. Nesse texto, demonstrei as características da ferramenta de busca e suas limitações.

Aqui quero demonstrar outra possibilidade de uso da base: a busca por todos os prováveis emigrantes de uma localidade que foram titulares de passaporte. Graças a essa forma de pesquisa, descobri familiares paternos que emigraram antes do grupo principal, que veio para o Brasil nas primeiras décadas do século XX.

Para essa pesquisa, basta digitar o nome da localidade de interesse no campo Naturalidade e clicar no botão Pesquisar.

tabela_1
CEPESE – Pesquisa de Titulares de Passaportes

Os resultados são apresentados em formato de tabela. Dependendo da quantidade de registros, pode ser necessário navegar por várias tabelas.

tabela_2
Tabela de Resultados da Busca

Minha estratégia é copiar todas as linhas de uma tabela para uma pasta do aplicativo Excel, pois assim é possível filtrar os registros por Concelho (para o caso de localidades homônimas em concelhos não relevantes), nome do Pai/da Mãe, Idade, Destino e Estado Civil, como se vê abaixo.

naofiltrada
Resultados Copiados em Pasta do MS Excel

Na pesquisa em tela, obtive 81 registros e, após seleção de potenciais parentes, encontrei os dois tios-avôs destacados em verde abaixo, cujos registros de passaporte foram localizados em seguida no Arquivo Distrital de Viseu.

filtrada
Resultado Filtrado no MS Excel

A partir das datas de emissão dos passaportes, pude inferir as possíveis datas de emigração desses parentes. A surpresa foi a descoberta de que um dos meus tios-avós não teria vindo para o Rio de Janeiro como fariam quase todos os outros parentes, e sim, talvez, para o Pará, que fica no Norte do país.


José Araújo é linguista e genealogista amador.