Judiciário

A base do Acervo Judiciário do Arquivo Nacional do Brasil contém documentos de diversos órgãos do Poder Judiciário brasileiro. Podem-se encontrar nela processos de habilitação para casamento; processos referentes a registros de nascimento, casamento e óbito, entre muitos outros. A base é abrangente em termos da quantidade de fontes disponíveis e do período de tempo coberto, porém não contém registros mais recentes.

Para fazer uma busca rápida, basta clicar no item Pesquisa Livre no menu lateral e preencher alguns campos. Os mais relevantes, neste caso, são exatamente Sobrenome e Prenome, e pode-se pesquisar preenchendo apenas um deles ou ambos. Caso haja alguma expectativa quanto à época do óbito, deve-se incluir um período usando os campos Ano Inicial e Ano Final.

É importante saber que a ferramenta:

  • faz diferença entre grafia atual (Josefa) e antiga (Josepha), exigindo a primeira;
  • faz diferença entre letra simples (Rebelo) e dobrada (Rebello), portanto digite o nome da pessoa da forma como deve ter sido registrado;
  • não faz diferença entre letra acentuada (José) e não acentuada (Jose);
  • não faz diferença entre letra maiúscula (José) e minúscula (josé).

Feitas as seleções, basta clicar no botão que exibe a lupa. Após acessar sua base dados, a ferramenta exibe os resultados como se vê abaixo:

Os resultados podem ser filtrados na tela — por meio do botão que exibe as letras A e Z e as setas em direções opostas — ou exportados para consulta em um arquivo MS Excel®, bastando para isto que se clique no botão XLS.


José Araújo é linguista e genealogista amador.

Categorias: Pesquisa, Tecnologia

Tagged as: , , ,