Archives

O Portal Europeu de Arquivos oferece a possibilidade de pesquisa por documentos de arquivo de diferentes países europeus bem como informação sobre os serviços de arquivo em todo o continente mediante uma consulta simples como a do Google e com a possibilidade de filtragens diversas. No momento em que este texto era escrito, o portal permitia a consulta por documentos de mais de 7000 instituições europeias.

Na captura abaixo vê-se a interface do portal após a realização de uma busca simples, que pode ser refinada para reduzir os 92 resultados a algo mais preciso ou facilmente administrável. O refinamento da busca é feito mediante seleção das opções apresentadas no bloco à esquerda dos resultados, que ocupam a área central da página.

Portal de Arquivos Europeu

Eis algumas dicas úteis para uma pesquisa de sucesso:

  • É importante usar a acentuação correcta (p.ex. antónio e não antonio)
  • É importante usar a grafia contemporânea (p.ex. rebelo e não rebello)
  • É irrelevante usar iniciais maiúsculas em nomes e apelidos/sobrenomes (p.ex. josé pinto ou José Pinto)
  • É útil usar aspas duplas para busca exacta (p.ex. josé pinto rebelo de carvalho)

Infelizmente, muitos arquivos digitais sinalizados nos resultados não estão disponíveis, porém é possível saber que existe o registo da informação em um arquivo físico e, conhecendo sua localização, pode-se solicitar uma cópia digital mediante pagamento das taxas específicas.


José Araújo é linguista e genealogista amador.

Categorias: Pesquisa, Tecnologia

Tagged as: , , ,