Futebol

Por meio da pesquisa que venho realizando há anos, descobri que meus avós paternos emigraram de Portugal na primeira década do século XX. Nessa pesquisa descobri também que outros ramos de minha árvore paterna chegaram ao Brasil em ondas migratórias anteriores e posteriores. Diante da realidade de ramos familiares ainda desconhecidos, estabeleci o desafio de encontrar possíveis primos e primas de ramos distantes de minha árvore paterna.

Como a pesquisa documental feita por meio de bancos de dados on-line costuma ser falha em relação a determinados locais e períodos, uma solução seria a busca em páginas do Facebook relacionadas às localidades onde meus antepassados nasceram e viveram.

Localizei a página do município de Tabuaço, no concelho de Viseu, onde tenho evidências de antepassados até o século XVII. Lá postei os nomes de meu avô e bisavós paternos e publiquei hiperligações para textos deste blogue que contavam a história de antepassados do ramo direto e de ramos indiretos.

Após algum tempo recebi o contato de uma jovem que dizia descender de um quinto primo de primeiro grau. Isso significa que a tetravó do avô dela – Anna Silva do Souto (1747-1824) – e minha pentavó – Maria Josefa do Souto (1744-1786) – eram irmãs. Apesar do parentesco distante, compartilhamos muita história, pois foi nesse ramo familiar que descobri factos curiosos, tais como a lenda da santa Maria Adelaide e as aventuras do bacharel e político português José de Carvalho.

A jovem revelou ter um irmão, e qual não foi minha surpresa ao descobrir que esse irmão foi um futebolista de destaque. Digo surpresa porque, há algum tempo, descobri que existe em meu ramo materno outra ligação a um futebolista famoso: um dos irmãos de minha mãe casou-se com uma Antunes Coimbra. Preciso dizer algo mais? Se ainda não descobriu a quem esse apelido/sobrenome está relacionado, leia este texto.

O primo futebolista recém-descoberto se chama Marcio Augusto dos Santos Aguiar. Marcio é um ex-goleiro premiado com atuações em vários times brasileiros – e também no futebol português – que atua hoje como preparador.

Márcio – Fonte: iG Esporte

Márcio, sua irmã e seus pais são os novos integrantes de minha árvore familiar, que está em constante crescimento e me proporciona muitas surpresas e muita alegria.


José Araújo é linguista e genealogista amador.