Floresta

Por vezes nos deparamos com a registos de pessoas que acreditamos serem nossos parentes, porém inexistem provas documentais suficientes para termos essa certeza. Nesses casos, uma estratégia possível é a criação de uma árvore genealógica provisória em um sítio como o MyHeritage.

A criação da árvore provisória tem como finalidade ativar a funcionalidade que busca automaticamente equivalências entre nossos registos com outros já existentes na base de dados do sítio. Para explorar essa funcionalidade, basta clicar na opção Gerenciar árvores no item Árvore do menu superior e clicar no link – Adicionar árvore genealógica.

arvore_1
Gerenciar Árvores – MyHeritage

Uma vantagem evidente de criar essas árvores provisórias está no facto de não precisarmos acrescentar informações duvidosas em nossas árvores tão arduamente construídas.

Um exemplo que posso citar de minha pesquisa foi a descoberta, na base de dados do Acervo Judiciário do Arquivo Nacional brasileiro, de informações sobre os Rijo Rebosa do Rio de Janeiro. O apelido Rebosa está no meu ramo famililiar paterno, sendo o apelido do pai de minha avó Josefa. Foram encontrados oito registos ao todo:

  1. a habilitação para casamento de José Rebosa com Ermelinda Rijo em 1924 e os registos de nascimento de
  2. Alice (1929)
  3. Jurema Dalva das Dores (1933)
  4. Jorge (1934)
  5. Jaime Cosmo Gabriel (1935)
  6. Jorge Damião (1936)
  7. Delfina (1940) e
  8. Jandira (1938), com a ressalva de que no nome da mãe consta Cremilda, o que deve se tratar de um erro de digitação.

Essas informações foram então transpostas para uma nova árvore, denominada Rijo-Rebosa, no sítio do MyHeritage, gerando a imagem vista abaixo.

rebosa
Árvore Provisória Rijo-Rebosa

É possível que coincidências sejam descobertas pela ferramenta mesmo durante a produção da árvore provisória. Caso isso não ocorra, é necessário esperar até que estejam disponíveis dados de outros usuários que façam o sistema encontrar coincidências. Embora isso possa levar algum tempo, não perderemos informações encontradas em nossas pesquisas – que podem se revelar valiosas – e ainda fazemos a tecnologia trabalhar a nosso favor.


José Araújo é linguista e genealogista amador.