Lançamento

Segundo o dicionário Michaelis, genealogia é a:

Série cronológica, normalmente em forma de diagrama, que apresenta a ascendência de um indivíduo ou a origem de uma família, com a indicação dos casamentos e das sucessivas gerações que o vinculam aos ancestrais.

No passado remoto, seu uso era restrito às elites e às famílias que pretendiam ascender socialmente e buscavam comprovar ter origens nobres. Nessa época, a genealogia ainda não possuía um caráter científico, e as comprovações misturavam fatos devidamente documentados e também lendas. Só podemos falar de uma genealogia científica a partir do século XVII, embora nessa época ainda existissem fraudes — as quais, diga-se de passagem, persistem até hoje.

Hoje, podemos encarar essa ciência de três formas:

  • como ciência, propriamente dita — praticada por especialistas e profissionais que, ao reconstruir a história de algumas famílias, produzem estudos que auxiliam especialistas em outras áreas do conhecimento;
  • como hobby — praticado por pessoas que buscam conhecer seu passado e, por meio dele, entender o presente;
  • como ferramenta — procurada por aqueles que desejam reconstruir sua árvore familiar a fim de obter outra cidadania ou comprovar o vínculo a uma nação, como se observa nos casos de pessoas que buscam comprovar descender de judeus expulsos de Portugal e Espanha.

Nesta coleção, apresento as ferramentas e os conceitos básicos da genealogia a partir de uma perspectiva prática. Para alcançar esse fim, usei como exemplos casos extraídos da pesquisa que realizei na busca por meus antepassados em Portugal e no Brasil. Dizendo isso, declaro que meu foco geográfico limita-se a esses países, porém tudo o que discuto aqui é relevante também para os que pesquisam por antepassados oriundos de outros países.

Neste primeiro volume da coleção, apresento os conceitos essenciais relativos aos elementos mais frequentemente empregados na pesquisa genealógica: os documentos. Uso o termo de forma abrangente para incluir não apenas os assentos paroquiais e as certidões, mas também as fotografias e retratos, as cartas e os relatos.

Disponível em pré-venda. Lançamento em 30/03/2019

O livro encontra-se disponível no sítio da Amazon em formato e-book e pode ser lido tanto no dispositivo Kindle quando no aplicativo Kindle para celulares e tablets Android e iOS.


José Araújo é linguista e genealogista amador.